ATAS NOTARIAIS

A ata notarial é uma espécie de instrumento público em que o tabelião descreve fatos que tenha assistido ou percebido através de seus sentidos. É normalmente feito a requerimento de pessoa interessada e tem grande relevância, podendo solucionar inúmeros problemas atuais. P.ex.: o tabelião pode ser chamado a presenciar um sorteio, um depoimento, uma conversa telefônica no viva-voz, etc.

Outra seara interessante de aplicação da ata notarial é a digital: o tabelião pode ser chamado a verificar e certificar dados contidos em um “site”, e-mail, etc., conseguindo desta maneira pré-constituir provas de calúnia, injúria ou difamação, uso indevido de imagens, afrontas ao direito autoral, etc.

O tabelião pode descrever qualquer fato ocorrido dentro de sua circunscrição (cidade). Estes acontecimentos, se não perpetuados de alguma maneira, podem perder-se no tempo e depois inviabilizar a prova. Enfim, a ata notarial é um meio ainda muito pouco conhecido e extremamente poderoso para assegurar direitos futuros.

Não perca mais tempo! Procure-nos e descubra o quanto você pode se beneficiar com este importante instrumento.


Navka

2º Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de São Carlos.

Rua Marechal Deodoro, 2318, Centro, CEP 13560-201, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Telefone: 55 (16) 2107-4000